O que faz o Colegiado?

– Planejamento Acadêmico;

– Análise de histórico e processos de alunos;

– Matrícula presencial;

– Liberação no SIAC dos alunos que tiveram quebra de pré-requisito na matrícula;

– Inscrição de alunos no ENADE e divulgação dos inscritos;

– Elaboração do relatório anual das atividades do Curso.

 

Curso de Bacharelado em Estatística

O Curso de Bacharelado em Estatística da UFBA foi criado em 21 de junho de 1983, tendo a primeira turma iniciado em março de 1984. Anualmente são oferecidas 60 vagas e o Curso tem inicio no primeiro semestre letivo. A duração média do Curso é de quatro anos e o tempo máximo para completar o Curso é oito anos. As componentes curriculares do curso serão oferecidas, preferencialmente, no turno matutino. O Curso prevê uma única habilitação: Bacharel em Estatística.

O Curso de Bacharelado em Estatística tem como objetivo formar profissionais para atuar no mercado de trabalho em atividades que exijam o planejamento para a coleta de dados, delineamentos amostrais, a análise e/ou a modelagem estatística visando a tomada de decisões, bem como possibilitar a preparação do aluno para cursos de pós-graduação. Esses profissionais devem ter capacidade para atuar no setor público (governos federal, estadual e municipal, principalmente para o planejamento econômico e social do país e de suas diversas regiões); no setor privado (em empresas industriais, comerciais, de serviços, bancos, etc. que utilizam a Estatística para o planejamento de suas atividades produtivas, planejamento de seus custos, controle da qualidade de produtos e serviços, controle de processos, controle de estoques, etc.); em instituições que fazem pesquisas de opinião e de mercado; em centros de pesquisa e em laboratórios voltados para a área de saúde; em instituições de ensino médio e superior, etc.

O perfil desejado para o Bacharel em Estatística egresso da UFBA é que seja um profissional embasado em conhecimentos teóricos sólidos e atualizados, com visão abrangente e crítica de sua área, preocupado em buscar sempre novas formas do saber e do fazer científico, dotado de desenvoltura para expressar e transmitir seus conhecimentos, preparado para realizar pesquisas e atividades de planejamento. Deve também ser dotado de princípios éticos de atuação profissional e consciente de sua responsabilidade social, assim como apresentar capacidade para gerenciamento.